Audição Parlamentar – Lar de Idosos da rede solidária

No dia 26 de Maio deslocou-se o Centro Comunitário da Quinta do Conde à Assembleia da Republica a fim efetuar uma Audição no âmbito da Petição n.º 402/XII/3ª com o assunto concretização de um Lar de Idosos na Quinta do Conde. Estiveram presentes pelo Centro Comunitário a sua presidente, Helena Cordeiro, os dirigentes Mário Contador e João Valente, bem como a diretora técnica Dra. Cesaltina Basílio e o presidente da Junta de Freguesia, convidado pela Instituição, senhor Vítor Antunes.

Pela 10.ª Comissão estiveram os deputados Maria das Mercês Borges (PSD) relatora da Petição 402/XII/3ª, Paula Santos e David Costa (PCP) bem como os assessores do PS e do PSD.
A relatora Maria das Mercês Borges interrogou os presentes tendo a Presidente do Centro Comunitário Helena Cordeiro, documentado e reivindicado este necessário equipamento que é aspirado desde 1987, acrescentou que as respostas do setor privado são economicamente incomportáveis para a generalidade dos Quintacondenses.

O Sr. Presidente da Junta Vítor Antunes destacou o elevado crescimento demográfico da Quinta do Conde agregado á evolução etária da população e a necessidade de um equipamento da rede solidária ou pública que responda às necessidades. Lamentou ainda a ausência de resposta do senhor Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social ao pedido de parecer que a Assembleia da República lhe enviou em 12 de setembro de 2014. A deputada Paula Santos saudou a iniciativa do Centro Comunitário, afirmou a necessidade como uma evidência e comunicou o apoio do Grupo Parlamentar do PCP à construção do Lar de Idosos do Centro Comunitário da Quinta do Conde. A deputada Maria das Mercês Borges afirmou, enquanto deputada, que o assunto é pertinente, agradeceu os esclarecimentos proporcionados e disse que, enquanto relatora, iria produzir um relatório isento.

O Lar de Idosos do Centro Comunitário da Quinta do Conde é um objetivo que está inscrito no Plano de Desenvolvimento Social de Sesimbra e reconhecido pelas entidades que perspectiva um envelhecimento da população a semelhança do resto do Pais.

Assembleia da República