A Quinta do Conde recebe Assembleia Municipal com sessão sobre o estado da educação no concelho

Assembleia MUnicipalA Escola Básica n.º 3 da Quinta do Conde recebe, no dia 14 de novembro, sábado, a partir das 15 horas, uma sessão temática sobre o estado da educação no concelho, promovida pela Assembleia Municipal de Sesimbra.

Na última década a Câmara Municipal realizou um forte investimento na educação, fazendo do concelho um exemplo a ter em conta nesta área. Atualmente, o município tem um parque escolar consolidado ao nível do pré-escolar e 1.º ciclo, serviço de refeições em todas as escolas, presta apoios essenciais às famílias e dinamiza um conjunto de projetos que complementam o ensino na sala de aula.

Mas se os níveis de ensino da responsabilidade da autarquia apresentam indicadores muito positivos, o mesmo não acontece com o 2.º, 3.º ciclo e secundário, da responsabilidade do Ministério da Educação.

O caso mais grave é, sem dúvida, a falta de mais uma escola secundária na Quinta do Conde, o que obriga muitas crianças a terem que recorrer a outros concelhos para prosseguir os estudos.   Para além deste caso, há escolas que precisam urgentemente de obras de ampliação para continuarem a funcionar com todas as condições. Estão nesta situação a Navegador Rodrigues Soromenho e a Secundária de Sampaio.

Estes e outros assuntos vão ser debatidos nesta reunião temática descentralizada, que faz parte de um conjunto de iniciativas que a Assembleia Municipal dinamiza com o objetivo de aproximar os órgãos autárquicos da população e aumentar a participação cívica na vida do concelho.