Creche Familiar no CCQC

Segundo a legislação Ama “é a pessoa que cuida da criança na sua residência (…)”. Mas ser Ama é muito mais do que isso, é cuidar com afeto, com valores, onde é respeitado acima de tudo o ritmo individual de cada criança. A Ama pode cuidar de 4 crianças, no máximo, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos, ou idade de ingresso no Jardim de Infância.

A resposta social de Creche Familiar é constituída por 9 Amas e existe desde 1998. As Amas foram habilitadas a exercer a sua atividade pela Segurança Social, que lhes renovou a licença de funcionamento em setembro de 2016, reconhecendo a qualidade do serviço prestado, após uma rigorosa inspeção quer a nível de habilitações pessoais e profissionais quer a nível de condições habitacionais, que devem respeitar as regras de segurança em vigor.

As Amas são supervisionadas por uma Educadora de Infância que planifica atividades para esta faixa etária e que acompanha as Amas fazendo-se cumprir o projeto pedagógico que se baseia nas necessidades dos grupos de crianças de cada Ama.

Resumindo, a Creche Familiar a tudo se assemelha à Creche da Instituição, usufrui da mesma alimentação, tem a mesma rotina, o mesmo projeto educativo mas tem uma característica que a torna tão especial e que no final permite que a relação família/Ama perdure no tempo, o conforto e a tranquilidade que transmite o ambiente familiar.