Chama da Solidariedade na Cáritas de Sines

Relembramos que a primeira Festa da Solidariedade ocorreu em 2007, em Lisboa, tendo por missão acarinhar e propagar os valores que unem as diferentes Instituições. Através da divulgação do âmbito de intervenção e das actividades mobilizadas em cada entidade solidária, é possível criar o reconhecimento pelo seu trabalho, por parte da sociedade em geral e, igualmente, das entidades governativas.

Neste contexto, foi criada a Chama da Solidariedade, objecto simbólico que remete para a paixão que une todas as pessoas/instituições que fazem do bem-estar do outro a sua missão diária. Este ano, foi atribuída, por unanimidade em Conselho Geral da CNIS-Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a organização da Festa da Solidariedade 2018 à UDIPSS-Setúbal (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal), bem como da iniciativa Chama da Solidariedade 2017-2018, antecedendo o seu percurso pelos 13 concelhos do distrito de Setúbal, a Festa da Solidariedade 2018, que será o culminar de um ano lectivo repleto de iniciativas das IPSS, em parceria com os Municípios e com toda a Sociedade.

Este é um momento de afirmação do trabalho diário das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Esse trabalho é executado em todos os concelhos do distrito, pelo que o evento passará pelos vários concelhos, culminando na Festa da Solidariedade 2018, na Capital do Distrito.

in discurso do Sr. Presidente da UDIPSS-Setúbal durante a cerimonia da passagem da Chama da Solidariedade no concelho de Sines

27