“Fazer para Crescer…”, Creche Familiar

Com o objetivo de prestar um serviço de excelência a Creche Familiar do Centro Comunitário da Quinta do Conde, tem investido na formação das suas Amas, contando com a parceria da Fundação Aga Khan e a APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância) que nos presenteou com uma bolsa de formação de 25 horas.

Em 2019, as Amas voltarão a beneficiar de mais uma bolsa de formação de 25 horas, novamente dinamizada pela Fundação Aga Khan e a APEI.

Este investimento na formação profissional permitiu uma maior visão da intencionalidade educativa na prática da Ama, beneficiando os seus utentes e famílias, permitindo que os pais deixem de lado a imagem da Ama que apenas cuida do seu filho, passando a reconhecer uma Ama que educa o seu filho e que tudo o que com ele realiza tem uma grande intencionalidade educativa.

Este ano letivo cada Ama realizou o seu Projeto Pedagógico, valorizando assim, o seu trabalho diário com o seu grupo de crianças. Os objetivos do Projeto Pedagógico de Ama vão de encontro às necessidades socioeducativas do seu grupo de crianças e será elaborado um plano de atividades sociopedagógicas, que integra as acções educativas que permitem acompanhar a evolução do desenvolvimento de cada criança, designadamente a nível motor, cognitivo, pessoal, emocional e social.

O Projeto Pedagógico de Ama foi apresentado nas reuniões de pais pelas Amas e será avaliado semestralmente.

Em síntese, a Creche Familiar composta por 7 Amas credenciadas pela Segurança Social, irá trabalhar este ano letivo o Projeto Pedagógico “Fazer para Crescer…”, que engloba os 7 Projetos Pedagógicos de Ama e que pretende desenvolver os objetivos propostos para cada criança.