CENTRO COMUNITÁRIO DA QUINTA DO CONDE – Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS)

O CORONAVÍRUS, instalou-se, foi ganhando terreno e colhendo pessoas! Continua imparável!

É uma realidade que obriga não só a existência de planos de contingência, mas também, de planos estratégicos, corajosos e criativos.

No cumprimento do despacho emitido pelo Governo, o Centro Comunitário da Quinta do Conde, encerrou as instalações do Centro Infantil no passado dia 16 de março. Por consequência, foram suspensas todas as respostas sociais que aí funcionam nomeadamente, Creche, Jardim de Infância e Atividades de Tempos Livres e Creche Familiar. Quanto aos colaboradores destas respostas sociais, à exceção dos que têm filhos menores de doze anos ou, com deficiência, todos permanecem em funções.

Na Edifício Sede onde funcionam as respostas sociais, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio, atendendo às suas características, foi necessário pensar em alterações, mas implementa-las de forma gradual. Ao dia de hoje, as atividades do Centro de Convívio estão suspensas uma vez que os seus utentes são autónomos. Relativamente, aos idosos ou dependentes a quem prestamos serviços essenciais ao seu bem-estar como, refeições, higiene e, serviços de lavandaria está a ser desenvolvido através de um esforço conjunto, famílias e instituição. A ideia que impera é chegar bem a todos os que necessitam de nós. Nestas respostas sociais também temos colaboradores ausentes. Assim, só mesmo o espirito de entreajuda que se vive na Instituição e, com as famílias tem permitido… CONTINUAR … NÃO PARAR!

Os utentes do Centro Dia, continuam a usufruir dos serviços que necessitam bem como os do Apoio Domiciliário, a diferença é que neste momento todos recebem apoio no domicilio com vista à sua proteção.

Educadores e auxiliares de ação educativa que se encontram em funções na Instituição, estão a desenvolver trabalho que visa a criação de atividades/interação com as famílias, com o objetivo de minimizar as dificuldades que as mesmas estão a atravessar como, manterem-se em casa com as suas crianças, algumas em regime de teletrabalho;

Colaboradores ao serviço na Instituição, uns estão direcionados para ações de desinfeção, tratamento e manutenção dos espaços e equipamentos dos dois edifícios da Instituição outros, para o apoio e reforço das equipas que se deslocam ao domicilio dos utentes.

Apesar das dificuldades que o momento impõe, há que destacar o esforço de todos, falamos dos nossos parceiros e, fornecedores aos quais nada há a dizer a não ser … obrigada!

Terminamos, dizendo que o espirito é de união e de confiança e a nossa Bandeira é “Juntos seremos mais fortes” O nosso OBRIGADA

Ver aqui texto completo: CCQC