17 Outubro 2020| Lançamento do Projeto CLDS4G Sesimbra Família+

O projeto foi apresentado no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, no parque de lazer junto à Igreja de São Pedro, na Lagoa de Albufeira e iniciou-se com a declamação do Poema Menino do Bairro Negro, de Zeca Afonso.

O Centro Comunitário da Quinta do Conde, representado pelo seu presidente de direção João Valente em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, representada neste dia pela sua vice-presidente Felícia Costa vão dinamizar o projeto CLDS 4G SESIMBRA | FAMÍLIA+, um projeto de âmbito concelhio que se inicia este ano e prolonga-se até agosto de 2023. Conta ainda com um grupo alargado de parceiros estratégicos, do movimento associativo concelhio, por forma a criar uma rede de trabalho de proximidade com as famílias, em especial, nas zonas mais isoladas e deprimidas do Concelho.

Num último momento realizou-se um circulo informal de reflexão, com especial enfoque nos PEP – Parceiros Estratégicos de Proximidade, em que cada um se apresentou e se comprometeu com a sua participação neste projeto, tendo se assim lançado a primeira pedra.

 

O Família + vem melhorar as respostas de proximidade às famílias com filhos e que se encontram em situação de maior vulnerabilidade económica e social, através de processos qualificação familiar assentes em princípios como a mudança participada; prevenção de riscos familiares; estabelecimento de redes de proximidade; ênfase nos Direitos e Oportunidades; reforço na capacitação parental e de crianças e jovens.

De referir que o Família + está orçado em cerca de 385 mil euros, e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo de uma candidatura apresentada ao Portugal 2020, e será acompanhado pelo Instituto da Segurança Social.